Loja Projeto Concept (2023)
Projeto Concept Store (english description at the end)
A loja Projeto Concept é um ponto de vendas e showroom de mobiliário corporativo localizada em um shopping de design e mobiliário em Brasília, Distrito Federal. Para tornar a loja mais convidativa e tornar o acervo de mobiliário mais visível aos visitantes do shopping, abrimos completamente a loja para o corredor permitindo a completa integração entre o interior da loja e a circulação do centro comercial.
Ao remover o fechamento envidraçado da loja anterior, foi criada uma nova fachada junto ao mezanino, recuada para dentro da loja. Para valorizar esta nova fachada, criamos uma caixa com um painel iluminado em policarbonato estrutural branco leitoso, em módulos encaixados em perfis metálicos. Promovemos a continuidade do painel em policarbonato para a lateral acima da escada que conduz ao nível superior e sob a laje nervurada de concreto, proporcionando um volume tridimensional iluminado como fachada principal da loja. Nas paredes dos fundos, tanto no térreo como no mezanino, o policarbonato estrutural também é empregado como continuidade do elemento visual na fachada.
Localizada em um ponto de esquina, tiramos partido da visibilidade advinda do cruzamento de eixos para criar dois expositores de cadeiras. Um horizontal, composto de módulos em diferentes níveis posicionado junto à esquina da loja; e outro vertical, composto de nichos que se abrem de forma alternada, tanto na perpendicular como de forma paralela ao corredor principal. As cadeiras expostas nos nichos mais altos são iluminadas por perfis LED embutidos e são visíveis desde a entrada principal do shopping, para onde o expositor vertical está voltado. Já os expositores horizontais permitem o toque e fácil manuseio pelos clientes ao posicionar as cadeiras em um ponto de passagem e visibilidade. Além destes expositores, os ambientes de showroom no mezanino e no térreo têm sua disposição livre para atualizações e adequações de layout para troca de peças conforme a necessidade dos contratantes.
Para valorizar as peças de mobiliário, aplicamos tons neutros de cinza e grafite no teto e nas paredes, onde se destacam os tecidos e acabamentos amadeirados da coleção no showroom, além das plantas e adornos que complementam a ambientação. O laranja, que compõe a identidade visual da marca, é empregado de forma pontual em alguns módulos da laje nervurada sobre o mezanino e nos fundos dos nichos do expositor vertical de cadeiras, de forma alternada.
Autoria: Matheus Carvalho (Coplanar Arquitetura) e Rodrigo Mônaco Biavati (Rodrigo Biavati Arquitetos Associados)
Colaboradores: André Alves e Lucas Frota de Castro.
Fotos: Maurício Araújo












Projeto Concept Store (2023)
The Projeto Concept store is a corporate furniture sales point and showroom located in a design and furniture shopping center in Brasília, Federal District. To make the store more inviting and to enhance the visibility of the furniture collection to shopping visitors, we completely opened the store to the corridor, allowing for complete integration between the interior of the store and the circulation of the shopping center.
By removing the glass enclosure of the previous store, we created a new facade next to the mezzanine, recessed into the store. To accentuate this new facade, we designed a box with an illuminated panel in milky white structural polycarbonate, in modules fitted into metal profiles. We extended the polycarbonate panel to the side above the staircase leading to the upper level and under the ribbed concrete slab, creating an illuminated three-dimensional volume as the main facade of the store. On the back walls, both on the ground floor and mezzanine, structural polycarbonate is also used to maintain continuity of the visual element on the facade.
Located at a corner point, we took advantage of the visibility from the crossing of axes to create two chair displays. One horizontal, composed of modules at different levels positioned next to the store corner; and another vertical, consisting of niches that open alternately, both perpendicular and parallel to the main corridor. The chairs displayed in the higher niches are illuminated by built-in LED profiles and are visible from the main entrance of the shopping center, where the vertical display is facing. The horizontal displays allow customers to touch and handle the chairs easily as they are positioned at a point of passage and visibility. In addition to these displays, the showroom areas on the mezzanine and ground floor are freely arranged for updates and layout adjustments as needed by clients.
To enhance the furniture pieces, we applied neutral tones of gray and graphite to the ceiling and walls, highlighting the fabrics and wooden finishes of the collection in the showroom, along with plants and ornaments that complement the ambiance. The orange, part of the brand's visual identity, is used selectively in some modules of the ribbed slab over the mezzanine and in the backs of the niches of the vertical chair display, alternately.
Authorship: Matheus Carvalho (Coplanar Arquitetura) and Rodrigo Mônaco Biavati (Rodrigo Biavati Arquitetos Associados)
Contributors: André Alves and Lucas Frota de Castro.
Photos: Maurício Araújo