Pavilhão Conecta (2022)
Conecta Pavillion (english description at the end)
Projeto premiado na categoria Cultura Arquitetônica do prêmio IAB DF 2023, desenvolvido no workshop Acorda Conic!, promovido pelo Vulica Brasil.
O CONIC e o centro de Brasília são cruzamentos de eixos, por onde centenas de milhares de pessoas passam, mas não se encontram. Ao propor uma razão para parar, ficar e contemplar, o centro de Brasília pode retomar o seu aspecto de encontro, efervescência e socialização conforme sonhado por Lúcio Costa em seus planos originais para a cidade. A estrutura é um cenário para a rica diversidade cultural de Brasília, incluindo possibilidades de uso como festivais de música ao ar livre, feiras, encontros de comidas e bebidas de rua, desfiles de moda, performances cênicas, cinema de rua, festivais de projeções mapeadas.
Para atrair olhares ao CONIC na tentativa de resgatar a sua memória e o seu caráter de efervescência social e cultural, nos voltamos para a praça Zumbi dos Palmares, o “quintal” e porta de entrada do CONIC para a cidade. A praça, horizontalizada e desprovida de marcos visuais, não desperta a atenção dos que passam por ali diariamente a pé, de ônibus ou de carro. Não incentiva a permanência devido à ausência ou precariedade do mobiliário urbano, pontos de encontro, arborização ou sombreamento. Para criar um marco visual e ao mesmo tempo proporcionar sombreamento, pontos de encontro e espaços de contemplação, criamos uma estrutura elevada, visível desde o acesso ao túnel do Eixão que passa sob a praça. A estrutura, uma espécie de ponte que atravessa toda a extensão da praça e conecta o CONIC e o SESI LAB , é executada em andaimes do tipo multidirecional, que formam uma modulação de cubos vazados em três níveis de passarelas elevadas, com uma cobertura sobre o último nível e o térreo livre ao nível da praça, resultando em quatro níveis de permanência e contemplação.
O andaime, elemento coadjuvante em cenários de reforma e construção, ganha protagonismo pelo seu caráter temporário, modular, versátil, econômico e leve, criando um edifício-ponte que se estende ao longo da praça entre o CONIC e o SESI LAB, em três níveis elevados de contemplação para o centro de Brasília. É um cenário para as diversas formas de ocupações e manifestações culturais da nossa cidade, como festivais de música ao ar livre, encontros de comidas e bebidas de rua, “esquenta” para atividades de vida noturna, desfiles de moda, feiras e muito mais, com o objetivo de reacender o caráter dinâmico, social e efervescente do centro de Brasília como mais do que um espaço de passagem, mas também de convívio.
Equipe: Matheus Carvalho, Alexsander Braga, Marcos Paulo dos Santos Cruz, Ana Cecília Ozorio, Terezinha Coelho.
Trabalho desenvolvido no workshop “Acorda, Conic!”
Realização e apoio: Instituto Vulica Brasil, Raruti Comunicação e Design, Bloco Arquitetos e FGMF Lab.
Conecta Pavillion (2022)
Award-winning project in the Architectural Culture category of the IAB DF 2023 award, developed at the Acorda Conic! workshop, promoted by Vulica Brasil.
The CONIC and downtown Brasília are intersections of axes, where hundreds of thousands of people pass through, but do not meet. By proposing a reason to stop, stay, and contemplate, downtown Brasília can regain its aspect of meeting, effervescence, and socialization as dreamed by Lúcio Costa in his original plans for the city. The structure serves as a stage for Brasília's rich cultural diversity, including possibilities for use such as outdoor music festivals, markets, street food and drink gatherings, fashion shows, theatrical performances, open-air cinema, and mapped projection festivals.
To attract attention to CONIC in an attempt to rescue its memory and its character of social and cultural effervescence, we turned to Zumbi dos Palmares Square, the "backyard" and gateway to CONIC for the city. The square, horizontalized and devoid of visual landmarks, does not attract the attention of those who pass by there daily on foot, by bus, or by car. It does not encourage permanence due to the absence or precariousness of urban furniture, meeting points, tree planting, or shading. To create a visual landmark and at the same time provide shading, meeting points, and contemplation spaces, we created an elevated structure, visible from the access to the Eixão tunnel passing under the square. The structure, a kind of bridge that crosses the entire length of the square and connects CONIC and SESI LAB, is executed in multidirectional scaffolding, forming a modulation of hollow cubes on three levels of elevated walkways, with a covering over the top level and the ground floor free at the level of the square, resulting in four levels of permanence and contemplation.
The scaffold, usually a supporting element in renovation and construction scenarios, gains prominence due to its temporary, modular, versatile, economical, and lightweight character, creating a bridge-building that extends along the square between CONIC and SESI LAB, on three elevated levels of contemplation for downtown Brasília. It is a setting for the various forms of occupation and cultural manifestations of our city, such as outdoor music festivals, street food and drink gatherings, pre-events for nightlife activities, fashion shows, markets, and much more, with the aim of reigniting the dynamic, social, and effervescent character of downtown Brasília as more than just a passing space, but also a space for coexistence.
Team: Matheus Carvalho, Alexsander Braga, Marcos Paulo dos Santos Cruz, Ana Cecília Ozorio, Terezinha Coelho.
Work developed at the "Acorda, Conic!" workshop Realization and support: Vulica Brasil Institute, Raruti Communication and Design, Bloco Arquitetos, and FGMF Lab.