top of page

Museu da Democracia, Esplanada dos Ministérios (2020)

Museum of Democracy (english description at the end)

O terreno escolhido foi a Esplanada dos Ministérios, centro do poder do país, junto à rodoviária como cruzamento principal da cidade e encontro de fluxos, e por natureza um dos espaços urbanos mais democráticos da cidade. A intenção foi fazer do Museu da Democracia um monumento ao povo e suas conquistas na avenida mais monumental do país, proporcionando uma conexão como um pórtico de entrada entre o terminal e a avenida.

O pilotis aberto ao nível da rua é um espaço coberto para demonstrações, comícios, eventos, e faz a ligação com a Esplanada dos Ministérios na principal zona de fluxo de pedestres que saem da rodoviária.

 

O volume principal do museu é uma caixa suspensa sobre dois volumes prismáticos ocultos por terra e gramado, como se o volume suspenso estivesse em contato direto com o chão, ao mesmo tempo em que mantém a passagem desimpedida e a visual livre sob o prédio. As fachadas têm um ritmo de repetição de brises móveis voltados para a rodoviária e elementos fixos de concreto voltados para a Esplanada dos Ministérios, em linguagem que faz referência aos palácios de Niemeyer na avenida monumental.

 

O salão principal de exposição é acessado por um corredor que parte do hall principal de circulação, percorrendo ao longo da avenida principal com vista para o eixo monumental, até chegar no ambiente de exposição contando sobre os perseguidos da ditadura, sua cronologia, seus principais responsáveis e os horrores enfrentados pela população durante aquele duro período.

No último nível, um terraço proporciona vista desimpedida para a Esplanada dos Ministérios, com um café e uma loja do museu. Como na rodoviária, o prédio se divide em térreo livre, um pavimento intermediário conectado por uma passarela, e uma plataforma superior de contemplação. A passarela que se inicia na rodoviária proporciona um segundo acesso ao edifício através de seu hall de circulação e atravessa para o outro lado, projetando-se em direção à Esplanada e o Congresso Nacional, criando também uma plataforma de observação para o memorial às vítimas da ditadura no nível da rua, uma sequência de barreiras em concreto com nomes das vítimas, simbolizando os túmulos das vítimas perseguidas, desaparecidas e executadas pelo governo militar durante este período.

Concurso de projeto promovido pelo Curso Cura para o Museu da Democracia. Equipe: arquitetos Matheus Carvalho e Renan Davis.

Museum of Democracy (2020)

The chosen site was the Esplanade of Ministries, the center of the country's power, adjacent to the bus terminal as the main intersection of the city and a meeting point of flows, and naturally one of the most democratic urban spaces in the city. The intention was to make the Museum of Democracy a monument to the people and their achievements on the most monumental avenue in the country, providing a connection as an entrance gateway between the terminal and the avenue.

The open ground floor level is a covered space for demonstrations, rallies, events, and serves as a connection to the Esplanade of Ministries in the main pedestrian flow zone leading from the bus terminal.

The main volume of the museum is a suspended box over two hidden prismatic volumes covered by earth and grass, as if the suspended volume were in direct contact with the ground, while maintaining unobstructed passage and clear views beneath the building. The facades have a rhythm of repetition of movable sunshades facing the bus terminal and fixed concrete elements facing the Esplanade of Ministries, in a language that references Niemeyer's palaces on the monumental avenue.

The main exhibition hall is accessed through a corridor that starts from the main circulation hall, running along the main avenue with a view of the monumental axis until reaching the exhibition space recounting the persecuted of the dictatorship, their chronology, their main perpetrators, and the horrors faced by the population during that harsh period.

On the top level, a terrace provides unobstructed views of the Esplanade of Ministries, with a café and a museum shop. Like the bus terminal, the building is divided into a free ground floor, an intermediate floor connected by a walkway, and an upper contemplation platform. The walkway that starts at the bus terminal provides a second access to the building through its circulation hall and crosses to the other side, projecting towards the Esplanade and the National Congress, also creating an observation platform for the memorial to the victims of the dictatorship at street level, a sequence of concrete barriers with the names of the victims, symbolizing the graves of the persecuted, disappeared, and executed victims by the military government during this period.

Project competition promoted by the Curso Cura. Team: architects Matheus Carvalho and Renan Davis.

bottom of page