top of page

Casa do Pátio (2023)

Courtyard House (2023)

Proposta para o concurso de habitação de interesse social promovido pelo CAU Goiás, 2023.

A casa se articula ao redor de um pátio interno, elemento central do projeto e essencial para a devida iluminação e ventilação natural aos ambientes. Além do conforto térmico e luminoso, o pátio também torna-se o principal ambiente social da casa, apropriado para refeições, brincadeiras, eventos sociais, plantio ou apenas descanso e contemplação.

O programa é distribuído ao redor deste pátio, em uma planta baixa definida por uma malha modular que também define o sistema estrutural da casa, em painéis e vigas de concreto, com algumas paredes em tijolo maciço para conferir à casa um aspecto mais tradicional e acolhedor, remetendo à identidade da típica casa tradicional brasileira, enquanto os elementos modulares em concreto conferem o aspecto moderno e contemporâneo.

 

Em vez de grades e muros, o quintal se abre para a rua, com um acesso para um cômodo de expansão, que pode ser utilizado como escritório ou comércio local, incentivando a vivência urbana saudável proporcionada pelo uso misto e pelo fortalecimento das economias locais. Nos fundos, a área de serviço e os quartos se abrem para um segundo quintal, este mais íntimo e com maior privacidade.
 

Equipe: Matheus Carvalho (resp. técnico/autor), Nonato Veloso (autor), Lucas Ferro da Frota (colaborador). 

bottom of page