Casa Corumbá (2022)
Corumbá House (english description at the end)
Nesta casa para um condomínio nos arredores de Brasília, próximo ao lago da barragem Corumbá IV, a área de lazer e convívio é priorizada como espaço nobre. Pensada para o uso aos finais de semana e feriados, a casa se divide em dois volumes: um volume social, com garagem coberta, cozinha, área de serviço, sala de estar e churrasqueira, voltados para a piscina; e um segundo volume contendo uma suíte principal e duas suítes secundárias. Os dois volumes se articulam por um jardim de inverno, onde um volume escultórico em concreto aparente abriga o lavabo da casa.
Como é típico das casas de feriado e finais de semana, a intenção é sair da cidade para ter mais contato com a natureza e também com os amigos e a família. Buscando incentivar a permanência e o convívio, o núcleo social da casa é como uma grande varanda, que se abre para a piscina e o quintal. Já no núcleo íntimo, cada quarto conta com uma varanda privativa e ficam voltados para o fundo do terreno, sem que tenham o seu sossego e a sua privacidade pertubados pela movimentação na área da piscina e no núcleo social.
Autoria: Matheus Carvalho, Bárbara Alvarenga e Deborah Torres.
Corumbá House (2022)
In this house for a residential development on the outskirts of Brasília, near the Corumbá IV dam lake, the leisure and socializing area is prioritized as a premium space. Designed for weekend and holiday use, the house is divided into two volumes: a social volume, with a covered garage, kitchen, service area, living room, and barbecue area, facing the pool; and a second volume containing a master suite and two secondary suites. The two volumes are connected by a winter garden, where a sculptural volume in exposed concrete houses the house's powder room.
As is typical of holiday homes, the intention is to leave the city to have more contact with nature and also with friends and family. Seeking to encourage staying and socializing, the social core of the house is like a large veranda, opening onto the pool and backyard. In the intimate core, each room has a private balcony and faces the back of the lot, without having their peace and privacy disturbed by activity in the pool area and social core.
Authors: Matheus Carvalho, Bárbara Alvarenga, and Deborah Torres.