top of page

Apartamento Bartô (2023)

Bartô Apartment (2023)

No apartamento Bartô, o núcleo cozinha-área de serviço-dependência de serviço é reconfigurado a fim de obter uma nova cozinha maior, integrada à sala. É criada uma nova área de serviço, enquanto a antiga é convertida em banheiro para transformar o terceiro quarto do apartamento em uma suíte. As intervenções foram feitas preservando a posições dos vasos sanitários existentes e com mínimo possível de alterações de pontos de hidráulica.

 

Na sala de estar e jantar, descascamos o reboco no teto para expôr o concreto na laje e na viga que faz a transição entre cozinha e sala de estar. Aplicamos o verde ao longo do principal eixo da casa, desde a porta de entrada (agora único acesso ao apartamento, após o fechamento da porta de serviço), até o final do corredor dos quartos.

 

O banheiro da suíte, construído junto à parede de cobogós, conta com vista para a área verde da superquadra, com ampla ventilação constante e iluminação natural. Os cobogós também ventilam a cozinha e são protegidos por vidros de correr, que correm para dentro do banheiro da suíte por trás da parede, possibilitanto a abertura plena dos cobogós para a cozinha.
 

Equipe: Matheus Carvalho (resp. técnico/autor), Máwere Portela (co-autor), Lucas Frota de Castro (colaborador), Gustavo Santos (renderizações).

bottom of page